quinta-feira, 22 de novembro de 2012

2.5 TINTO 2009

Duas regiões do concelho de Belmonte e cinco sócios. É daqui que surge a marca 2.5 ou como está na garrafa " doispontocinco". Está sediada em Caria e o objectivo foi juntar as suas produções para lançar uma marca que a meu ver vai dar que falar, pois os vinhos têm qualidade, e aliada a um nome de fácil interpretação, fácil de decorar e uma imagem directa e simples, tem pernas para andar. No total este projecto tem 50ha de solos arenosos de origem granítica e com uma capacidade de produção de 1 milhão de garrafas, o que é muito ambicioso. Este projecto foi criado em 2009 e tem como lançamento e entrada de gama 3 vinhos, um deles este tinto 2009.

Com uma cor rubi brilhante, tem um nariz algo fechado e meio tímido, ficando assim até final. Ligeiro chocolate no primeiro impacto e cravinho, mas tudo muito suave. Na boca é outra coisa. Seco, corpo médio, frutado, acidez média e bem integrada com a fruta, um vinho de entrada de gama muito bem feito. Boa intensidade e final de boca médio. 

Gostei do perfil deste vinho, um pouco diferente do que para aí anda, a inclinar-se mais para os vinhos do Dão, com muita frescura e boa mineralidade. Ah, e o rótulo também está em Braille. Parabéns.

Região: Beira Interior
Castas: Touriga Nacional, Aragonês, Jaen e Alfrocheiro
Tipo: Tinto
Álcool: 13%
Produtor: Dois Ponto Cinco
Enólogo: Anselmo Mendes e Patrícia Santos

Nota Pessoal: 15
Preço: 3,90€ na Garrafeira Nacional

Sem comentários: