quarta-feira, 11 de agosto de 2010

VISITA À QUINTA DA MURTA, BUCELAS

"à conversa com Hugo Mendes"


Depois de combinado, lá chegou o dia de ir ter com Hugo Mendes à Quinta da Murta em Bucelas. Depois de percorrer uma estrada alcatroada sempre a subir, cheguei à entrada da quinta. Entrei, e de imediato começei a descer, avistando logo um vale magnifico, avistando logo vinha a rodear uma casa, que quando cheguei soube que era a adega. Lindo, verde brilhando por todo o lado, com as folhas de Arinto a fortalecer a paisagem. À minha espera, Hugo Mendes, Enólogo da Quinta da Murta, que já tinha uma pequena ideia sobre ele, mas que ao longo de 3 horas de conversa, essa ideia reforçou ainda mais e é muito positiva. Gosto de pessoas simples, que acreditam em algo, que trabalham para um fim, e que com isso querem e mostram que estão cá para fazer algo de muito proveitoso e não mais um que diz e que só critica sem fundamento, ou que acha que sabe mas no fundo não percebe nada do que fala. Pelo contrário, sabe, quer, e vai chegar bem longe.

A quinta tem 25ha, dos quais 14ha estão plantados, sendo 90% da casta Arinto, predominante na zona demarcada de Bucelas. Falámos dos vinhos, da filosofia que a quinta tem para os seus vinhos, de como são feitos, desde os brancos que é a grande produção da quinta, tintos, e dos espumantes, que pelo brilho nos olhos com que falava, são uma paixão que atrai bastante o Enólogo. Visitei a adega, vi os espumantes e brancos em estágio, espumantes nas garrafas e brancos em madeira, que também têm em produção. Gostei muito da pequena grande conversa, que apesar de serem 3 horas, falou-se bastante de vários assuntos bem interessantes e enriquecedores.

Também tive o previlégio de conhecer o produtor, que foi muito simpático e deixou-me bem à vontade. Agradeço imenso o final da visita e toda a conversa que tivemos. Vou voltar com certeza, para continuar-mos o bate boca e para aprender mais um pouco, pois para mim, é para isso que as visitas servem.

Obrigado Hugo e até logo.

1 comentário:

Hugo Mendes disse...

Eu é que agradeço a visita,
De facto foram 3 horas que passaram a corre e, não fosse o telefone, estou certo que lá estaríamos ainda tal a quantidade de assuntos que se iniciaram, mas que o tempo não deixou concluir!
Fica, decerto motivo para nova visita!
Muito Obrigado!
Forte abraço